KARLA VIEIRA

Karla Vieira®, é Designer de Moda e Joalharia, CEO e Fundadora da sua própria marca, em 2006. Data, a partir da qual, tem colecionado sucessos.

É Licenciada em Design de Moda, pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa, e possui uma pós-graduação em Consultoria de Imagem, pelo Instituto Maragoni de Milão. Tem um percurso profissional firmado e reconhecido, sustentado pelo seu alto desempenho nas melhores instituições de ensino superior europeias.

Nasceu em Moçambique e passou a sua infância e adolescência na África do Sul. Aos 15 anos, mudou-se com a família para a Ilha da Madeira, onde terminou o ensino secundário na prestigiada Escola Francisco Franco. O multiculturalismo de Karla Vieira é uma característica distintiva e única do seu delicado trabalho, expresso através da cuidadosa seleção e combinação de cores e padrões, que evocam o espírito das mais belas e ancestrais tradições de África e de Portugal. 

Os produtos Karla Vieira® caracterizam-se pelo requinte e originalidade das peças, com detalhes e pormenores de elevada qualidade, nos quais a criatividade na mistura dos materiais, cores e formas se apresentam como elemento diferenciador. Entre as suas criações, destacam-se os acessórios de vestuário integralmente feitos à mão e a roupa de autor feita à medida.

Iniciou a sua prática profissional em 1997, como Assistente de Coordenação na Associação Moda Lisboa, graças ao convite de Eduarda Abbondanza e foi estagiária da dupla Manuel Alves & José Manuel Gonçalves. Também realizou um estágio na Revista Elle portuguesa e posteriormente na Promostyl, um dos mais conceituados gabinetes de tendência de Paris, com participação direta nos cadernos de tendências, onde foram editados os seus trabalhos.

Entre 1997 e 2005, desenvolveu coleções sazonais, padrões e ilustrações para estampagem em roupa das empresas Bull Sails e Barabu Cotton & Graphics, em Espanha. Nesse mesmo período, a criação dos seus padrões foi o tema de inspiração do projeto para a Modernização da Tecelagem Manual na Madeira, no Centro de Moda e Design do Instituto do Bordado da Madeira.

De 2002 a 2005, aventurou-se com sucesso no mundo da Consultoria de Imagem e como Designer Gráfico. Acolheu importantes projetos de diferentes empresas tais como o SPANISH GARDEN (Madrid), ARTE NACAR (Logroño), HIDRA (Lisboa), AMBIWAY (Lisboa), AKRAM (Funchal), LUDENS CLUBE (Machico), MAVIPP (Machico).

 A partir de 2005, destacou-se na função de Consultoria Independente de Design de Moda, através da criação de coleções de acessórios integralmente feitos à mão e do lançamento das mesmas no mercado nacional e internacional.

Karla Vieira® tem marcado presença em várias edições de diversos eventos de grande destaque a nível regional, nomeadamente no Moda Machico, Expressarte da Secretaria Regional da Juventude no Funchal, Funchal Noivos, Mercado Quinhentista, Festival Colombo, Mercado de Natal, Summer Market, Festa do Vinho da Madeira, Natal na Praça, Festa da Flor, Mostra Regional do Bordado Madeira, Pop up Store nos Armazéns  do Mercado e na Cidade do Empreendedor, no Madeira Tecnopolo.  

Esta marca vibrante e calorosa, conseguiu quebrar paradigmas, ao posicionar se em lojas e eventos nacionais e internacionais, ganhando a atenção de especialistas em design de moda e do público presente em outras latitudes.

Pontos de venda em varias lojas de renome, nomeadamente; Funchal- The Spirit of Madeira, Babyhome Handmade, Saudade Madeira, Godiva, Xik Shoes. Lisboa– Centro Cultural de Belem e em Amsterdão- Kraalen, Fates, Tinkerbell e Zaailing,

Os cenários da Feira Empreendedorismo Feminino Intercultural (FEFI) em Sintra, da Feira Internacional de Artesanato de Lisboa e da Feria de la Moda de Tenerife, em Espanha, também foram o palco para as suas coleções de Edição Limitadas da marca Karla Vieira®.

Entre as coleções mais notáveis, que levaram a designer a receber o reconhecimento, tanto do público como dos críticos especializados, encontram-se as seguintes: STONED, Africa, Ponto aMar, Capsule Resort Collection, IZINTAMBO, Com Alma e All women are beautiful. Adicionalmente, Karla Vieira® tem criado a imagem e vestuário de afamados artistas. O grupo musical Seis p’o meia Duzia, a atriz Margarida Cardeal e participação na escolha de vestuário para  a peça de teatro, Gangsters na Broadway destacam-se entre eles. 

O Atelier Karla Vieira® está localizado em Machico, onde pode ser visitado. Os diversos produtos desta marca também podem ser adquiridos atualmente na loja Portfolio no Aeroporto da Madeira; no Showroom/Loja Moda Madeira, no Sé Boutique Hotel -loja e na galeria Restock nos Armazens do Mercado.

A evolução e promoção das novas coleções da Karla Vieira podem ser seguidas no Facebook (@KarlaVieiraAtelier) e no Instagram (@karlavieira.kv). A nova versão do seu site estará disponível em breve, num formato moderno, leve e inovador.

DESFILES